Desperdício de alimentos no Brasil

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população (FAO). Porém, de acordo com a Embrapa (2006), 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas de alimentos por dia, quantidade  suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, 2002).

Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva, fazendo do país um dos campeões mundiais do desperdício:

  • 10% perde-se no campo, durante a colheita;
  • 50% no manuseio, transporte e armazenamento;
  • 30% nas centrais de abastecimento, como SEASA;
  • 10% no processamento culinário, em restaurantes e domicílios.

Para fugir deste ciclo, faça sua parte. Compre apenas a quantidade de alimentos necessária à sua família e aprenda a aproveitar integralmente os alimentos.

Mais: ONG Banco de alimentos

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!