O perigo das dietas desequilibradas

A auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, de 20 anos, queria eliminar 10 kg de forma rápida, para aproveitar o carnaval. Passou 8 meses tomando shakes e remédios para emagrecer e acabou perdendo, temporariamente, os movimentos das pernas. O motivo é o beribéri, doença nutricional causada pela deficiência da vitamina B1 (Tiamina).  De acordo com o site G1, a mãe de Karine tentou alertar, mas a jovem não ouviu.

Mãe ajuda Karine a se locomover dentro de casa (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Antes do diagnóstico Karine foi atendida por oito médicos diferentes até que a dieta passou a ser investigada. A vitamina B1 está presente em cereais integrais como o arroz, em vegetais, nas nozes e castanhas. Uma alimentação restritiva tende a provocar carências desta e outras vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Em dez dias, Karine deve voltar a andar, mas os sintomas poderiam ter sido piores já que o beribéri também pode provocar falta de ar, sintomas gastrintestinais, como vômito, confusão mental e paralisia. Karine disse que aprendeu a lição e vai passar por uma reeducação alimentar. Espera também servir de exemplo para outras pessoas.

Fonte das informações: G1

Mais: deficiência de tiamina mata no Maranhão

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!