Seu filho está acima do peso?

O percentual de crianças e adolescentes acima do peso no Brasil é preocupante. Na faixa etária de 0 a 8 anos estimam-se 52% com excesso de peso e 18% com obesidade; dos 9 aos 11 anos a estimativa é de que 44% tenham excesso de peso e 13% obesidade. Já a partir dos 12 anos são 47% de adolescentes com excesso de peso, sendo 14% deles obesos (Brasil, 2012). Mas será que os pais estão preparados para enfrentar o problema?

Nos EUA um estudo publicado este ano mostrou que mais da metade dos  pais não reconhecem que o filho está acima do peso. Subestimar o estado nutricional de crianças e adolescentes pode agravar o problema já que estratégias corretivas de alimentação e atividade física não são adotadas. A obesidade na infância e adolescente tende a ser mantida na vida adulta, aumentando o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Por isto, se estiver em dúvida acerca do estado nutricional de seu filho marque uma consulta com um nutricionista.

Fonte: A. Lundahl, K. M. Kidwell, T. D. Nelson. Parental Underestimates of Child Weight: A Meta-analysis. PEDIATRICS, 2014.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/