Panelas 1

As panelas estão entre os utensílios mais importantes da cozinha. São vários os tipos de materiais. Cada um deles possui vantagens e desvantagens: - Ferro: muito durável, de baixo custo e de fácil limpeza, porém pesado e de aquecimento lento.

- Alumínio: leve, de rápido aquecimento e fácil uso, porém pode liberar alumínio no alimento. Além disso algumas preparações tendem se aderir ao material e queimar rápido.

- Aço inox: bastante resistente à corrosão, mais bonito que o alumínio e de fácil higienização. Porem o preço é maior, tem aquecimento mais lento, tende a escurecer com o tempo e pode liberar níquel nos primeiros usos.

Ontem fiz uma sopa usando a panela de aço esmaltado da Ewel. Uma vantagem das panelas esmaltadas é a facilidade de higienização. Além disso, também aquece rápido e mantém a sopa aquecida por mais tempo. Como desvantagens, Quintaes (2005) cita o preço e a dificuldade de preparo já que requer habilidade para o alimento não se queimar.

Sopas não costumam queimar fácil e são fáceis de fazer. Misture os legumes e ervas de sua preferência, adicione uma xícara de quinua e cozinhe por cerca de 20 minutos. a Quinua agrega proteína à sopa, melhora o sabor e a consistência.

Captura de Tela 2014-01-24 às 12.49.44

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!