O arroz é o culpado?

De acordo com reportagem publicada hoje no jornal Expresso de Guayaquil, o arroz é o principal responsável pelo excesso de peso no Ecuador. Os dados são provenientes do ultimo inquérito realizado no país (Encuesta Nacional de Salud y Educación) afirmam que este alimento contribui com cerca de 33% das calorias consumidas diariamente. O arroz branco é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, estimulando grande secreção de insulina e estoque de energia na forma de gordura. De fato, este alimento é bastante popular no país e suas porções, em todos os pratos que pedimos até então nessa viagem, são exageradas. Contudo, observo que o consumo de doces por aqui é enorme. Nos shoppings e nas ruas existe uma quantidade enorme de sorveterias e confeitarias, sempre cheias.

A obesidade possui causas multifatoriais e o consumo de carboidratos simples é um fator importante associado a esta síndrome. A reportagem finaliza destacando que consumir menos arroz é fundamental. Tudo bem, concordo. Mas ainda acho que a oferta exagerada de alimentos industrializados e ricos em açúcar é o maior problema não só no Ecuador, mas em todo o mundo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags