Como lidar com a dor nas mamas no período pré menstrual?

A mastalgia cíclica é uma queixa comum nos consultórios de mastologistas, ginecologistas e nutricionistas. A elevação dos hormônios estrogênio, prolactina, estradiol e do neurotransmissor serotonina estão implicados na dor que ocorre principalmente na fase lútea do ciclo menstrual.

As mastalgias cíclicas podem ser classificadas em: leves (não interferem na qualidade de vida), moderadas (interferem na qualidade de vida, mas não nas atividades habituais), intensas (interferem nas atividades diárias e na qualidade de vida e atingem 11 a 15% das mulheres).

O uso de sutiãs esportivos, com maior sustentação e a adoção de dietas antiinflamatórias aumentam o conforto neste período. A suplementação de ácido gamalinolênico (GLA) também demonstra-se eficiente. A deficiência deste ácido graxo aumenta a produção de substâncias inflamatórias, associadas à dor.  De acordo com Nunes, Gomes e Sousa (2012), a recomendação para resolução do problema é de  180 mg de GLA ao dia por um período inicial de 4 a 6 meses. Os efeitos colaterais são raros e, quando ocorrem, são em forma de diarreia e/ou indisposição gástrica, os quais melhoram com a suspensão da substância. Os óleos de prímula e borragem são fontes naturais de GLA.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!