Coma mais abacate!

Pesquisas recentes tem mostrado que o consumo de abacate pode ser benéfico à saúde por vários motivos: ajuda a reduzir a fome e o desejo de comer, facilitando a perda de peso. Estudos também mostram que a inclusão do abacate em uma das refeições ajuda a reduzir os níveis de insulina e glicose sanguíneos. Sua gordura monoinsaturada reduz o risco de doenças cardiovasculares e seus fitosteróis reduzem o risco de câncer de mama, boca, garganta, pele e próstata. O abacate pode ser consumido puro, na salada, em receitas salgadas como o guacamole e até como base para milk shakes e outros doces. Segue abaixo, receita de mousse de chocolate vegano:

Ingredientes:

- 2 abacates maduros - 2 colheres de sopa de  óleo de coco ou óleo de abacate - 1/3 xícara de xarope de agave ou mel - 3 tâmaras embebidas em água morna por 15 minutos e picadas - 1/2 xícara de cacau em pó - 2 colheres de chá de extrato de baunilha - 1/2 a 1 xícara de leite de amêndoa ou soja

Coberturas (opcionais): nozes picadas, morangos picados, folhas de hortelã, coco ralado

Modo de preparo:

1. Adicione os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos, nesta ordem: óleo de coco, tâmaras, mel, baunilha, metade do leite de amêndoa ou soja, abacate, cacau em pó.

2. Misture até ficar homogêneo, por cerca de 2 a 3 minutos. Adicione o restante do leite até que o mousse adquira a consistência desejada.

3. Adicione em potinhos, cubra e leve à geladeira.

4. Na hora de servir adicione (ou não) a sua cobertura de preferência

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.