Ômega-3 melhora as habilidades de leitura em crianças

Um estudo publicado em setembro por pesquisadores da Universidade de Oxford mostrou que crianças inglesas com idades entre sete a nove anos tinham baixos níveis de ácidos graxos ômega-3 no sangue.  Além disso, aquelas crianças com menores níveis do tipo de ômega-3 DHA se concentravam menos na escola e tinham menor capacidade de leitura.

Os ácidos graxos ômega- 3 são encontrados em peixes, mariscos e algumas algas , sendo essenciais para a estrutura e função do cérebro, bem como para a saúde do coração e do sistema imunológico.

Outros trabalhos, publicados anteriormente pelos mesmos pesquisadores , mostraram que a suplementação dietética com ômega -3 rico em DHA melhorou tanto a capacidade de leitura, quanto o comportamento das crianças. É bom lembrar que o peixe na Inglaterra possui maiores teores de ômega-3 do que o nosso. Por isto, nosso consumo precisa ser de pelo menos 3 vezes por semana para que as necessidades do organismo sejam atendidas. Assim, se o seu filho não gosta de peixes considere marcar uma consulta com seu nutricionista para conversar sobre a suplementação de ômega-3.

Artigo completo aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!