Sucos de vegetais

Desde 2010 venho postando periodicamente sobre o poder dos sucos, principalmente aqueles com baixo índice glicêmico. Inclusive, naquele ano, gravei um podcast sobre o assunto  (confira aqui). Mas lembre-se, para o efeito desejado, não basta liquidificar uma fruta. É preciso fazer uma mistura saudável, que pode envolver uma fruta de baixo índice glicêmico (como limão, maçã, tangerina, morangos, abacate, açaí, melão, mirtilo, amora), folhosos (couve, espinafre, alface, agrião...), verduras (pepino, tomate, cenoura...) e ervas e outros temperos (gengibre, açafrão, pimenta, orégano etc). Estes sucos se tornaram populares entre as celebridades, por seus poderes antioxidantes (vitaminas, flavonóides, carotenóides, polifenóis), destoxificantes e emagrecedores. Evite coar os sucos, principalmente se você está fazendo seu uso, justamente pela dificuldade em comer salada e/ou frutas. Neste caso, o liquidificador será melhor que o mixer ou blender, pois manterá grande parte das fibras, substâncias fundamentais para a saúde do sistema digestivo e para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade. Seguem algumas receitas:

- Salsa, cenoura, maçã, açafrão da terra, água

- água de coco, maçã, hortelã, gengibre, espinafre

- limão, couve, água, manjericão

- chá de hibiscus gelado, couve, gengibre, cenoura

- chá verde gelado, abacaxi, hortelã

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!