Materiais para crianças com câncer

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação desordenada de células anormais. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (do sistema linfático).

No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Cerca de  70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

A nutrição é uma parte fundamental da saúde de todas as crianças e é particularmente importante durante o tratamento contra o câncer. Comer os tipos certos de alimentos antes, durante e após o tratamento pode ajudar a criança a se sentir melhora, a preservar seu peso, massa muscular e reserva de nutrientes. Tanto o câncer quanto seus tratamentos podem afetar o apetite de uma criança, a tolerância aos alimentos e a capacidade do corpo utilizar os nutrientes. As necessidades nutricionais de crianças com câncer variam muito de caso a caso. O médico e o nutricionista devem trabalhar em parceria traçando metas de alimentação que ajudarão a criança a tolerar melhor os efeitos colaterais do tratamento, quando existirem. Além disso, a alimentação apropriada ajudará na rápida recuperação, diminuirá o risco de infecção, fornecerão energia para o crescimento ou manutenção do peso.

A Universidade Estadual de Londrina disponibiliza um livro online para ensinar as crianças a entenderem e conviverem melhor com a doença. Acesse aqui e leia o material escrito pelas psicólogas Lígia Tristão Casanova e Maria Rita Zoéga Soares.

O Inca também disponibiliza um guia nutricional para pacientes e cuidadores de indivíduos com câncer, além do consenso, voltado aos profissionais de saúde que trabalham na área.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!