Novo gene da obesidade

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Nacional do Câncer, na Espanha,  descobriram, de forma inesperada, o papel  do gene RAP1, como protetor da obesidade. O trabalho foi publicado na revista Cell mostra que ratos que não possuem o gene acumulam gordura abdominal mais facilmente, desenvolvem esteatose hepática, altos níveis de insulina plasmática, hiperglicemia e dislipidemias. O interessante é que o RAP1 faz parte do complexo de shelterinas, um grupo de proteínas que formam os telômeros, protegendo nosso DNA. Saiba como proteger seu telômero, conservar seu RAP1 e diminuir o risco de síndrome metabólica assistindo a vídeo aula neste link. Genes associados a obesidade vem sendo identificados com maior frequência ao longo dos anos, em decorrência do desenvolvimento das técnicas de pesquisa. Este ano outro estudo espanhol mostrou que a capacidade de metilação de determinados genes influencia a resposta às dietas. No caso, indivíduos com genes mais metilados conseguiam perder mais peso do que indivíduos com baixa capacidade de metilação.  Conhecer o perfil genético nos ajudará a traçar estratégias mais eficientes para o tratamento da obesidade, da síndrome metabólica e de diversas outras doenças.

Por enquanto, no Brasil, os exames de perfil nutrigenético ainda são extremamente caros. O Kit básico capaz de identificar genes relacionados a 11 condições sai por cerca de R$3.000,00 e envolve:

1. Genes associados à obesidade

2. Regulação do metabolismo lipídico

3. Risco de desenvolvimento de Diabetes Melitos tipo 2

4. Hipertensão arterial sistêmica

5. Metabolismo da vitamina B9

6. Metabolismo da vitamina D

7. Intolerância à lactose

8. Metabolismo da cafeína

9. Modulação da resposta inflamatória, estresse oxidativo e desintoxicação

10. Metabolismo de vitaminas

11. Intolerância ao glúten / Doença celíaca

Os resultados são disponibilizados após 45 dias.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!