Prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata ocorre quando as células desta glândula diferenciam-se, multiplicando-se sem controle. Sintomas incluem dor, dificuldade para urinar, disfunção erétil dentre outros. O diagnóstico é feito por exame físico, avaliação dos níveis do antígeno prostático específico (PSA) e biópsia.

Estudos recentes se focam no potencial das fibras na prevenção e para o controle  da doença. A pectina, fibra encontrada em ums série de frutas, reduz em até 40% o risco deste tipo de câncer. Vegetais ricos em sulforafano, como o brócolis também exercem o mesmo efeito. E mais: o efeito do brócolis é potencializado em contato com o licopeno, dos tomates e de outros alimentos.

Pesquisa de 2013 mostrou que as fibras previnem também que o tumor já instalado consiga formar novas veias. Desta forma, carecem de energia e não conseguem crescer. O ideal é então ingerir cerca de 5 porções de frutas e verduras ao dia e substituir os carboidratos simples por carboidratos complexos e integrais.

Se você é homem e se interessa pelo tema recomendo o livro Nutrição para a saúde prostática e qualidade de vida sexual, do urologista Carlos Goldenberg. Adquiri o meu pela livraria Florence e chegou direitinho pelo correio. O livro traz pesquisas sobre alimentos como o chá verde, a cúrcuma, a romã e a soja. Discute também o uso de suplementos (vitamina D, licopeno, apigenina, beta-sitosterol, boro, lupeol, silimarina, vitamina E e cálcio).

Para acompanhamento  entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags