Peça ajuda ao seu telefone

imageRepetidas vezes ouço as pessoas dizerem que não beberam água ou fizeram os lanches por falta de hábito, por esquecimento. A modificação de um comportamento realmente não é tarefa fácil, exige motivação e persistência. Mas o que fazer com o tal esquecimento com a vida corrida que levamos? Uma das estratégias é usar o seu próprio ambiente como favorecedor desta mudança. Primeiro, que mudanças você precisa realizar para alcançar uma vida mais saudável? Pode ser um item ou uma lista maior. Por exemplo:

- Beber mais água;

- Comer 1 fruta pela manhã e 1 fruta à tarde;

- Fazer uma alongamento a cada 50 minutos no computador;

- Levar a roupa e o tênis no carro para poder ir à academia após o trabalho...

Vamos pensar na primeira mudança (beber mais água). Especifique o que precisa fazer de forma mais clara. Para aqueles que bebem pouquíssima água a meta poderia ser: passar de 2 para 5 copos de água ao dia. Se você é grudado no seu aparelho de celular, algumas estratégias poderão te ajudar:

- Troque sua proteção de tela ou imagem de fundo para alguma imagem que o lembre de sua meta. Gotas de água, uma figura de um copo de água, a imagem de uma pessoa bebendo água. Desta forma, toda vez que olhar o celular, lembrará do que se comprometeu a fazer. Nesta hora, beba mais água.

- Você também poderia colocar um alarme sonoro para lembrá-lo de beber água em determinados horários (o mesmo vale para as demais atividades).

- Se você olha bastante os emails durante o dia, poderá também programar avisos de e-mail, se isto funcionar melhor para você. Isto pode ser feito, no caso de compromissos como ir ao médico ou algum outro evento.

- Se você é bastante distraído, peça para alguém te ligar em determinado horário para que não se esqueça de cumprir aquela atividade.

- Instale um ou dois aplicativos que o ajudem a cumprir metas de saúde. Os mesmos poderão ajudá-lo não só a controlar o consumo de água, mas de vários alimentos. Além disso, neles você poderá adicionar sua atividade física, seu peso, pressão arterial...

Se tiver alguma dica que o fez mudar algum hábito e conquistar uma vida mais saudável compartilhe conosco!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!