Óleo de cártamo

O ácido linoléico conjugado (CLA) é uma gordura encontrada naturalmente em laticínios, carnes bovina e ovina. Também pode ser sintetizado quimicamente a partir do ácido linoléico (figura ao lado). Estudos mostram que o CLA é capaz de alterar a composição corporal, uma vez que potencializa a queima de gordura tanto no músculo quanto no tecido adiposo. Porém atenção, ter uma dieta hiperlipídica e de qualidade inadequada suplementada com CLA não surte efeitos. Além disso, alguns estudos associam o uso do suplemento com atividade física, para melhores resultados.

O uso deve ser cuidadoso uma vez que as indústrias muitas vezes recomendam em seus rótulos o consumo de quantidades até 20 vezes maiores do que as necessárias. Este exagero pode provocar desconforto abdominal, diarréia, vômitos e problemas músculo-esqueléticos, aumento do fígado, esteatose hepática, hiperinsulinemia, resistência à insulina e diminuição de hormônios como a leptina. Por isto apenas faça uso com orientação de um especialista.

Fonte da figura: SANHUEZA C, Julio; NIETO K, Susana; VALENZUELA B., Alfonso. ACIDO LINOLEICO CONJUGADO: UN ACIDO GRASO CON ISOMERIA TRANS POTENCIALMENTE BENEFICIOSO. Rev. chil. nutr.,  Santiago,  v. 29,  n. 2, Aug.  2002, Disponível em: <http://www.scielo.cl/fbpe/img/rchnut/v29n2/fig01.gif>. Acesso em 02 julh 2012.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/