BCAA mastigável

Os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) ou BCAA são há tempos estudados como coadjuvantes da função mitocondrial em atletas. As mitocôndrias são as casas de força das células, responsáveis pela respiração celular e produção de energia, na forma de ATP. Existem evidências de que o consumo de BCAA pode ajudar a aumentar a performance em atletas, reduzir o acúmulo de amônia e lactato e  estimular a síntese muscular pela ativação do fator de transcrição nuclear mTOR.

Alguns atletas como ciclistas e maratonistas tem dificuldade em ingerir o BCAA em cápsula ou pó, em virtude das características do exercício. Além disso, precisariam carregar mais água do que já carregam. Uma opção seria o BCAA mastigável, que pode ser colocado no bolsinho da bermuda ou calção.

Mas atenção! A necessidade de uso deve ser avaliada por um nutricionista esportivo já que  trabalhos recentes mostram que a ativação excessiva do mTOR pelo aminoácido leucina ou pelo consumo excessivo de carnes está associado ao desencadeamento de doenças como câncer e diabetes tipo 2. Saiba mais lendo o artigo publicado em 2012.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!