Benefícios da aveia

A aveia foi o primeiro alimento funcional autorizado a ser divulgado no Brasil pela ANVISA. Os estudos com este alimento são antigos, principalmente quanto ao papel da fibra beta glucana reduzir a absorção de colesterol. Quantidades pequenas (5g/dia) já mostram resultados positivos (http://www.nutricionhospitalaria.com/pdf/5560.pdf).

Estudos mostram que o consumo deste cereal estimula a produção e excreção de ácidos biliares, que são naturalmente ricos em colesterol, outro motivo para a melhoria do perfil lipídico (http://www.ajcn.org/content/76/5/1111.full).  Possui também polifenóis com ação antioxidante (avenantramidas) capazes de reduzir a inflamação e as concentrações plasmáticas de IL-6 e TNF, reduzindo a incidência ou a gravidade de problemas como asterosclerose, obesidade, doença inflamatória intestinal... De acordo com Coenig et al (2011) as avenantramidas são absorvidas chegando a coração, fígado, músculo esquelético permanecendo nestes tecidos por até 12 horas, o que é ótimo.

Ajuda também no controle da glicemia, tanto em virtude de seu conteúdo de fibras mas também por mecanismos moleculares que começam a ser estudados. Estudos mostram que diminuem o risco de câncer de cólon, aumentam a colonização por lactobacilos, aumenta a produção de IgA local (melhora a imunidade) e, além disso, também reduzem o tamanho do câncer já instalado.

Por este conjunto é considerada um super-alimento. Veja artigo de 2012: http://www.springerlink.com/content/p513x44g2n658438/

Outro de 2012: Principais propriedades biológicas da aveia - http://www.springerlink.com/content/j77668053681325u/

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/