O óleo de coco

Muitos clientes tem chegado ao consultório com dúvidas acerca do consumo do óleo de coco, principalmente como coadjuvante do emagrecimento. Isto porque a gordura do óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade. Uma das diferenças na composição do óleo de coco em relação a outros óleos é o alto teor do  triglicerídeos de cadeia media (ácido láurico e caprílico), que são facilmente utilizados pelo fígado, dificultando seu estoque. É o contrário do que acontece após o consume de gorduras saturadas, provenientes de alimentos como laticínios integrais, carnes gordas e manteiga. Os ácidos graxos de cadeia médica também são metabolizados mais rapidamente já que não precisam de carnitina para entrarem nas mitocôndrias e não aumentam as lipoproteínas LDL e VLDL, pois não são significativamente transportados por elas, ao contrário de outros tipos de gordura.

O custo do óleo extra-virgem é alto (cerca de R$ 100,00 /litro) e a recomendação de uso é de 30 mL por dia, o equivalente a 2 colheres de sopa. A vantagem deste óleo é que pode ser utilizado para preparo dos alimentos, em substituição ao óleo de soja, milho ou girassol (que tal um omelete?), ou mesmo em substituição à manteiga (é só deixar o vidro na geladeira até atingir a consistência pastosa). Mas não adianta aumentar o consumo de óleo de coco e continuar abusando de outros alimentos aterogênicos, hipercalóricos ou inflamatórios. As dietas que dão certo a longo prazo, tanto para a perda de peso, quanto para a prevenção de doenças são aquelas que possuem menos alimentos industrializados, menos carne vermelha e laticínios integrais, mais frutas, verduras e gorduras monoinsaturadas (como as vindas do azeite e abacate).

Baixe o eBook gratuito clicando aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags