Primeiras dicas do ano

Pessoal, estou de férias, descansando bastante. Estava mesmo precisando. Desejo um 2012 de saúde e alegria para todos vocês. Como hoje voltei à UnB para um curso de verão em bioestatística resolvi aproveitar que tive que acordar cedo para escrever as primeiras dicas do ano. Quem lê o blog já ouviu todas elas soltas por aí, mas não custa repetir:

  • Não saia de casa sem o café da manhã. Após tantas horas de sono, quais vários reparos celulares foram feitos seu organism está precisando de mais vitaminas, minerais e fitoquímicos. Inclua ness a refeição frutas variadas, cereais integrais e uma fonte de cálcio (iogurte, queijo, sucos batidos com vegetais verde escuros).
  • Não abuse das gorduras. Frituras, margarinas e óleos devem ser utilizados com moderação. Se a sua família é de 4 pessoas, consuma no máximo 1 lata de óleo ao mês. Além disso, substitua alimentos com gorduras ruins por outros fontes de gorduras monoinsaturadas como azeite de oliva, nozes, castanhas e abacate.
  • Não passe muitas horas sem se alimentar. Este péssimo hábito deixa o metabolismo mais lento e aumenta a fome, o sue é péssimo para sue boa forma.
  • Não coma demais. Sim, você precisa comer mais vezes durante o dia porém sempre em porções pequenas. O exagero no tamanho do prato prejudica a digestão, compromete a silhueta e aumenta o sono durante o dia, tornando o seu dia menos produtivo.
  • Beba água! Se manter é bem hidratado é importantíssimo para o funcionamento de todos os tecidos. Quer ter um cérebro ativo, um intestino saudável e uma pele linda? Não se esqueça desta dica!
  • Consuma mais frutas e verduras. A maioria dos órgãos nacionais e internacionais recomendam pelo menos 5 porções ao dia, garantindo quantidades ótimas de fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos com propriedades antioxidantes que protegem contra vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e também contra o envelhecimento precoce.
  • Cuidado com as outras bebidas. Manter-se hidratado é fundamental mas cuidado com sucos, bebidas esportivas, álcool, cafezinhos e refrigerantes. Um copo de um such de caixa ou de refrigerante fornecem cerca de 20 gramas de açúcar, o equivalente a 1 colher de sopa. O excesso de calorias durante o dia, vindas de alimentos ou bebidas favorece o acúmulo de gordura abdominal, a qual compromete tango a estética quanto a saúde.
  • Aprenda a ler o rótulo dos produtos industrializados. Se tiver dúvidas converse com seu nutricionista. Você também pode ler o manual da Anvisa sobre o assunto, clicando aqui.
  • Substitua os cereais refinados pelos integrais, muito mais saudáveis e nutritivos por conterem fibras e minerais que diminuem o appetite e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, derrame, câncer, diverticulite e diabetes.
  • Tempere seus alimentos de forma natural. Substitua os temperos industrializados por cebola, alho, manjericão, ricos em diversas substâncias protetoras. Use também temperos mais fortes como curry e pimentas diversas. As mesmas aceleram o metabolismo e aumentam a produção de endorfinas, hormônios ligados ao bem estar geral.
  • Em 2012, fuja das dietas malucas. Você já percebeu que as mesmas não funcionam a longo prazo, acabam com a saúde, a beleza dos cabelos e com o bom humor. Invista em alimentos saudáveis e atividade física e emagreça naturalmente.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags