Psoríase e alimentação

A psoríase é uma desordem de causa desconhecida e que, em geral, tem início na infância. Contudo também é comum seu aparecimento entre os 20 e 30 anos de idade. Manifesta-se como uma inflamação da pele ou unhas, mas pode também ser acompahada de dores lombares ou rigidez matinal. Braços, pernas, couro cabeludo, unhas, região sacral, mucosas, articulações, palma das mãos e planta dos pés são regiões comuns onde a lesão se instala.

Fatores como tabagismo, consumo de álcool, dieta inflamatória, estresse emocional, predisposição genética, uso de drogas ou infecções podem desencadear a doença.

O não tratamento e a progressão da inflamação pode facilitar o aparecimento de outras condições como resistência à insulina, alterações no perfil lipídico, obesidade, aumento do risco cardiovascular e hipertensão arterial. O estado nutricional também pode ficar comprometido, surgindo deficiência de proteína, ácido fólico ou ferro. 

Estudos mostram que a alimentação antiinflamatória pode auxiliar o tratamento. Desta forma, é fundamental adotar uma alimentação bastante variada e com um baixo consumo de alimentos industrializados. Dietas vegetarianas e suplementação de altas doses de ômega-3 tem sido associados com melhora de sintomas nos pacientes. Pesquisas também apontam as vantagens das dietas isentas de glúten no tratamento destes pacientes.

As vitaminas A, E, C e D, e ácido fólico, ferro, cobre, manganês, zinco e selênio, fibras e dietas com baixa densidade calórica, podem auxiliar no tratamento da doença, pois reduzem a gravidade da inflamação sistêmica. Consulte seu nutricionista para as individualizações necessárias. Este profissional te ajudará a montar um cardápio antiinflamatório e fará a prescrição de suplementos adequados para seu caso.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!