Psoríase e alimentação

A psoríase é uma desordem autoimune crônica da pele de causa desconhecida, mas com forte componente genético (HLA-B51 e HLA-B27). Em geral, tem início na infância, mas pode aparecer também em outras fases, como entre os 20 e 30 anos. Fatores como tabagismo, consumo de álcool, dieta inflamatória, estresse emocional, disbiose intestinal, periodontite não tratada, uso de drogas, exposição excessiva ao sol, ou infecções podem desencadear a doença.

Manifesta-se como uma inflamação da pele ou unhas, mas pode também ser acompanhada de dores lombares ou rigidez matinal. Braços, pernas, couro cabeludo, unhas, região sacral, mucosas, articulações, palma das mãos e planta dos pés são regiões comuns onde a lesão se instala.

O não tratamento e a progressão da inflamação pode facilitar o aparecimento de outras condições como resistência à insulina, diabetes, alterações no perfil lipídico, obesidade, aumento do risco cardiovascular e hipertensão arterial, artrite psoriática, síndrome metabólica e depressão. O estado nutricional também pode ficar comprometido, surgindo deficiência de proteína, ácido fólico ou ferro. 

Estudos mostram que a dieta antiinflamatória pode auxiliar o tratamento. Desta forma, é fundamental adotar uma alimentação bastante variada e com um baixo consumo de alimentos industrializados. Dietas vegetarianas e suplementação de vitamina D, magnésio e ômega-3, têm sido associados com melhora de sintomas nos pacientes. Pesquisas também apontam as vantagens das dietas isentas de glúten no tratamento destes pacientes.

As vitaminas A, E, C e D, e ácido fólico, ferro, cobre, manganês, zinco e selênio, fibras e dietas com baixa densidade calórica, podem auxiliar no tratamento da doença, pois reduzem a gravidade da inflamação sistêmica. Consulte seu nutricionista para as individualizações necessárias. Este profissional te ajudará a montar um cardápio antiinflamatório e fará a prescrição de suplementos adequados para seu caso.

Óleos essenciais também podem ser utilizados na forma de massagens, compressas ou inalação. Os mais indicados são mirra, benjoim, camomila, frankincense, gerânio, sândalo, lavanda e hortelã. Aprenda a utilizá-los em meu curso online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/