Suco de tomate orgânico

Tomates estão entre os vegetais mais consumidos no mundo. Na Espanha é o vegetal mais consumido na forma crua por isto pesquisadores do país propuseram um novo estudo. Os cientistas compararam a quantidades de compostos fenólicos presentes em nos sucos feitos com o fruto orgânico em relação ao suco produzido com tomates cultivados com agrotóxicos. Além de betacaroteno e licopeno, caroteóides com função antioxidante, os tomates são importante fonte de polifenóis, substâncias que também neutralizam radicais livres, protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e algumas formas de câncer.

Foi observado que o suco de tomates orgânicos possuia um conteúdo de polifenóis superior ao suco produzido com tomates cultivados com agrotóxicos. Agora, outros componentes (como o resveratrol) estão sendo também pesquisados em outras frutas, no azeite e no cacau.

Fonte: Anna Vallverdú-Queralt, Alexander Medina-Remón, Isidre Casals-Ribes, Rosa M. Lamuela-Raventos. Is there any difference between the phenolic content of organic and conventional tomato juices?Food Chemistry, 2012; 130 (1): 222.

Pontos de venda de orgânicos no DF: clique aqui

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags