Não existe remédio milagroso para emagrecer!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre o uso inadequado do medicamento injetável Victoza (liraglutida). O remédio, cuja finalidade é controlar o diabetes tipo 2, está sendo utilizado para emagrecer e sua busca aumentou depois de reportagem publicada na revista irresponsável Veja, que como sempre coloca sempre as mil maravilhas dos produtos.

Porém, de acordo com a Anvisa o uso para outra finalidade que não seja o de antidiabético pode causar riscos para a população, como dores de cabeça, náuseas, diarréia, pancreatite, desidratação, alteração da função renal e distúrbios da tireoide.

“A única indicação aprovada atualmente para o medicamento é como agente antidiabético. (...) Não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso”, diz a nota. Além disso, a empresa responsável pela produção não terminou o estudo em relação à perda de peso. E pesar o custo-benefício das medicações é função do médico. O problema de reportagens como a da revista é que geram uma demanda de uma parcela da população que está disposta a conseguir a medicação mesmo sem prescrição.

Essa não é a primeira vez que a Anvisa emite alertas sobre o uso de medicamentos para emagrecer. Há alguns meses, o órgão começou uma longa discussão sobre o uso de anorexígenos e Sibutramina, vetando ou enrijecendo o controle na venda. O medicamento também é caro, o que restringe o uso para a maior parte da população.

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!