Saiba mais sobre o espinafre

O espinafre, o alimento mais consumido pelo marinheiro Popeye, é uma folha interessante, já que é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Contudo, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. O mesmo não acontece por exemplo, com a couve manteiga.

Entretanto, quando consumido moderadamente, o espinafre pode enriquecer a alimentação já que é rico em carotenóides, em vitamina K e, como todos os alimentos do reino vegetal, em fitoquímicos importantes à saúde. É importante lembrar que folhas mais novas contém mais flavonóides, substâncias antioxidantes importantes para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento.

E você nem precisa se preocupar com a qualidade do espinafre armazenado nos supermercados. Estudo de 2010 mostrou que as folhas de espinafre expostas à luz contínua do supermercado tinham um valor nutricional superior às folhas que ficavam ao abrigo da luz. No estudo, os fisiologistas expuseram as plantas à uma luz fluorescente por 24 horas, de forma similar ao que acontece em muitos supermercados. Um segundo grupo de folhas ficou abrigada da luz, envoltas por um papel pardo. As folhas dos dois grupos ficaram em câmaras a 4 graus Celcius. Os pesquisadores demonstraram com o experimento que as folhas expostas à luz produziram mais vitaminas C, E, K e B9.

Saiba mais: Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!