Dietas ricas em gordura na gestação aumentam o risco de diabetes no bebê

De acordo com estudo publicado no Journal of Physiology gestantes que consomem dietas ricas em gordura programam o bebê para o diabetes mesmo quando não há risco na família. De acordo com os pesquisadores o fígado torna-se mais eficiente na produção de glicose e a resistência à insulina também ocorre mais precocemente. O que acontece é a modificação das histonas por acetilação, fazendo com que o DNA seja transcrito com maior eficiência. Tais modificações não são apagadas facilmente porém melhorias na dieta e no estilo de vida podem compensar a predisposição, retardando ou prevenindo o desenvolvimento do diabetes. Mesmo que a dieta pós nascimento possa evitar o desfecho da doença é fundamental que todas as gestantes realizem o acompanhamento nutricional. O mesmo não visa apenas o acompanhamento do peso, mas também orientar quanto ao consumo de gordura total, gordura trans, açúcares e ômega-3.

Fonte: R. S. Strakovsky, X. Zhang, D. Zhou, Y.-X. Pan. Gestational High Fat Diet Programs Hepatic Phosphoenolpyruvate Carboxykinase (Pck) Expression and Histone Modification in Neonatal Offspring RatsThe Journal of Physiology, 2011

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!