Alimente-se como um nutricionista

- Alimente-se com maior frequência. Pessoas que pulam refeições tem quedas dos níveis de açúcar sanguíneos, o que causa cansaço, dor de cabeça e aumenta a compulsão alimentar. Planeje-se para consumir uma alimento rico em fibras e outro com proteína magra ou uma gordura saudável a cada refeição. Pode ser um pão integral com peito de peru magro ou um iogurte com granola ou torrada com guacamole...

- Coloque cores em seu prato. Frutas, verduras, feijão, nozes e castanhas possuem fitonutrientes responsáveis pela proteção contra doenças como o câncer, os problemas de coração e o diabetes. Como não existe nenhum alimento completo, varie ao máximo.

- Não coma demais. Você não precisa restringir seus alimentos favoritos, mas tente consumí-los sempre em pequenas quantidades. O mais importante é ter uma dieta variada, que forneça todos os nutrientes indispensáveis ao perfeito funcionamento do organismo. Orientais tem a filosofia de que devemos encher apenas 80% do estômago em cada refeição. E não é que eles vivem mais? Por isto, coloque no prato uma porção que seja adequada à seu organismo e a seu nível de atividade física e guarde o restante da comida na geladeira para a próxima refeição. Evite também comer assistindo à TV, digitando no computador, trabalhando. Horário da refeição é horário de prestar atenção à esta atividade. Assim você come e bebe menos e ainda descansa seu cérebro com relação a tantos estímulos simultâneos.

- Prefira alimentos naturais. Alimentos industrializados fornecem muito corante, conservantes, edulcorantes, emulsificantes, agrotóxicos... Dê preferência aos alimentos preparados em casa, a partir de ingredientes e condimentos naturais.

- Mais importante do que uma dieta é um estilo de vida saudável. De que adianta emagrecer e voltar a engordar? De que adianta uma dieta que o deixe fraco ou deprimido. O melhor é adotar um estilo de vida saudável, que permita a manutenção do peso ideal ao longo da vida, e que também traga satisfação ao paladar.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!