Carboidrato à noite não engorda!

Muita gente restringe o consumo de carboidratos à tarde e/ou à noite, com o objetivo de redução ou controle do tempo. Porém, parece que esta tática não tem fundamento. Em estudo publicado na revista Obesity 78 policiais obesos foram divididos em grupos que consumiam ou não carboidratos à noite.

Foram avaliadas a perda de peso, sensação de fome e saciedade, parâmetros inflamatórios e bioquímicos. Por incrível que pareça, os policiais que consumiram carboidratos à noite perderam mais peso, tinham menos fome, valores de glicose sanguínea, colesterol, LDL-c e HDL-c mais estáveis, menos inflamação (avaliada pelos valores de proteína C reativa, fator de necrose tumoral e interleucina-6).

Apesar de mais estudos serem necessários, parece que o importante é mesmo a individualização. Se carboidratos fazem bem à você, não há necessidade de restrição em nenhum horário. Porém, não abuse nas quantidades e dê preferência aos carboidratos complexos (frutas, verduras e cereais integrais).

Saiba mais: Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity , (7 April 2011).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags