Antes dos medicamentos, suplementos

Você avaliou sua densidade óssea e descobriu que está em risco de osteoporose. O que fazer? Estudos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que antes de se partir para medicações, o consumo de cálcio e vitamina D deve aumentar.  O estudo mostrou que adultos que aumentam o consumo destes nutrientes conseguem aumentar a densidade mineral óssea e reduzir o risco de fraturas significativamente. Medicações devem ser o último recurso, já que são caras e possuem muitos efeitos colaterais, inclusive necrose de mandíbula!! Mulheres na menopausa devem consumir 1.200 mg de cálcio diariamente. Três copos de leite desnatado fornecem 900 mg. O restante deve vir do consumo de outros laticínios e de vegetais verde escuros. Agora se você não quer, não pode ou não gosta de leite o ideal é partir para a suplementação.

Também é importante a diminuição do consumo de alimentos ricos em sódio, como os industrializados, enlatados, embutidos, processados. Evite também adicionar sal aos alimentos já preparados.  E não esqueça da prática de atividade física. Mas uma dica: mude periodicamente seu exercício já que os ossos param de responder quando a rotina é sempre a mesma.

Referência: Karen Plawecki, Karen Chapman-Novakofski. Bone Health Nutrition Issues in AgingNutrients, 2010; 2 (11): 1086.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!