Você conhece as beta-glucanas?

ß-glucanas são um tipo de fibra solúvel. Trata-se de um polissacarídeo linear, não ramificado, composto por unidades de glicose unidas por ligações do tipo beta 1,4 e beta 1,3 glicose. Alimentos que contém ß-glucanas, como a aveia e algumas espécies de cogumelos, diminuem a absorção de colesterol e retardam a absorção dos açúcares. Além disso, as beta-glucanas estimulam as células imunológicas do corpo, reduzindo a incidência de infecções. Também aumentam a formação de células responsáveis pela manutenção da firmeza da pele, retardando o envelhecimento.

Para a redução dos níveis de colesterol sanguíneo são recomendados 3g de beta-glucanas ao dia, o que pode ser encontrado em 1 xícara de chá de aveia. Outra opção é o uso de produtos como a farinha do imperador, uma mistura de farinha de sorgo com o cogumelo Ganoderma lucidum,  riquíssimo em beta-glucanas. A farinha do imperador tem quantidades muito superiores à aveia: 1/2 colher de sopa já fornece as 3 gramas da fibra redutora do colesterol sanguíneo. Outra vantagem é que a mesma não possui glúten.

Mais informações:

- Embrapa;

- Blazei Brazil

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!