Importância da vitamina B5

A vitamina B5 ou ácido pantotênico é um nutriente solúvel em água. Devido a esta propriedade não conseguimos estocá-la já que a mesma é facilmente excretada pela urina. Por isto, o consumo da mesma deve ser diário para que a deficiência não se instale. Isto é muito importante uma vez que o ácido pantotênico está envolvido na síntese e metabolismo de proteína, gordura, carboidratos e da coenzima-A.

O ácido pantotênico recebeu este nome já que panto significa em todo lugar. Ou seja, uma série de alimentos são fonte de vitamina B5. Mesmo assim, indivíduos que adotam dietas muito monótonas, baseadas no consumo de carboidratos simples como pão branco, macarrão branco, farináceos e açúcar podem desenvolver a deficiência. Os sintomas incluem cansaço, apatia, irritabilidade, dificuldades em dormir, náuseas, hipoglicemia, dores abdominais dentre outros.

Boas fontes de B5 incluem os abacates, brócolis, carnes, ovas de peixe, geléia real, grãos integrais. Além disso, bactérias do trato digestório podem produzir pequenas quantidades de B5. Para tanto é muito importante que o intestino esteja saudável. Para saber mais sobre o assunto leia também sobre disbiose intestinal.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.