Carotenóides tornam a pele mais bonita e saudável

Pesquisa publicada este ano no Journal Evolution and Human Behaviour sugere que o consumo de vegetais dá a pele uma coloração até mais saudável e bonita do que os banhos de sol, especialmente se os alimentos forem ricos em carotenóides como as cenouras e os tomates. Os carotenóides conseguem dar a pele uma coloração dourada. Além disso estas substâncias conseguem contrabalancear o estresse oxidativo, o que mantém as células jovens e saudáveis por mais tempo.

Em um estudo quando pessoas precisaram avaliar os rostos que consideravam mais atrativos as pessoas apontavam - sem saber - para aqueles indivíduos que consumiam mais vegetais (e que por isto deveriam parecer mais saudáveis) ao invés de apontarem para os bronzeados pelo sol.

Para saber mais sobre o artigo e suas outras considerações inclusive no campo da evolução:

Ian D. Stephen, Vinet Coetzee, David I. Perrett. Carotenoid and melanin pigment coloration affect perceived human health. Evolution and Human Behavior, 2010.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/