Dieta vegetariana beneficia pacientes renais

Um dos problemas de pacientes renais é a dificuldade de eliminação do fósforo pelos rins. O fósforo chega ao sangue em grandes quantidades já que alimentos de origem animal e aditivos alimentares são particularmente ricos neste mineral. Como fósforo em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e morte, uma das recomendações dietéticas básicas é limitar o consumo do nutriente. Mesmo assim, o conteúdo de fósforo não é listado no rótulo de informação nutricional dos alimentos. Por isto, pesquisadores resolveram testar os efeitos das dietas vegetarianas nos níveis de fósforo de pacientes por 1 semana.

Apesar de a dieta vegetariana também conter fósforo (já que toda célula contém o mineral) em quantidades similares à dieta onívora (com carne), os pacientes foram muito beneficiados. Isto se dá porque a maior parte do fósforo nos vegetais está na forma de fitato, que não é absorvido. Os autores concluem que o tipo de proteína na dieta de pacientes renais é extremamente importante permitindo um consumo maior das mesmas sem elevação dos níveis plasmáticos de fósforo.

Fonte: 

Sharon M. Moe, Miriam P. Zidehsarai, Mary A. Chambers, Lisa A. Jackman, J. Scott Radcliffe, Laurie L. Trevino, Susan E. Donahue, and John R. Asplin. Vegetarian Compared with Meat Dietary Protein Source and Phosphorus Homeostasis in Chronic Kidney DiseaseClinical Journal of the American Society Nephrology, December 23.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!