Comparando quatro fontes de carboidratos

- Arroz branco x Arroz integral: Fornecem quase a mesma quantidade de calorias por porção. Ambos possuem quantidades apreciáveis das vitaminas tiamina e niacina e nenhum fornece boas quantidades das vitaminas antioxidantes A, C ou E. Apesar destas similaridades o arroz integral ganha pois contém mais magnésio e selênio além de fornecer 3 vezes mais fibras, importantes para o controle glicêmico, para a saciedade e para o bom funcionamento dos intestinos.

- Batata inglesa com pele: uma unidade média contém mais fibras, mais vitamina C, vitamina B6, ácido fólico e ferro do que 150gramas de arroz além de fornecer menos calorias e carboidratos.

- Batata doce: a campeã da lista de hoje por pornecer vitamina A, vitamina C, fibras, minerais, metade das calorias e dos carboidratos do arroz!

Por isto, não abuse do arroz - mesmo do integral - e varie os tipos de carboidratos de sua dieta.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!