Obesidade continua a aumentar em todo o mundo

Americanos são campeões neste quesito. Estima-se que 1 em 5 indivíduos  nos EUA tenha o IMC acima de 30kg/m2. E pelo visto os outros países do mundo, inclusive o Brasil, estão indo pelo mesmo mau caminho. A Organização Mundial de Saúde considera a obesidade uma epidemia e um novo estudo europeu mostrou que 50.1% dos adultos no continente estão acima do peso (incluindo-se tanto sobrepeso quanto obesidade).

Uma das causas é a falta de atividade física. Por exemplo, no continente apenas 20% das crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos exercitam-se com regularidade. E crianças acima do peso ou com obesidade tem um grande risco de se tornarem adultos com problemas que incluem asma, artrite, doenças cardiovasculares, apnéia do sono e várias formas de câncer. O campeão em números de obesos na Europa é o Reino Unido (24,5%), seguido da Irlanda (23%). A média de obesos no continente subiu para 15,5% o que significa que dobrou nas últimas duas décadas.

A situação no Brasil também é preocupante. De acordo com o IBGE, 1 em cada 3 crianças está acima do peso e metade da população adulta está acima do peso (somando-se sobrepeso e obesidade). Caso este padrão se mantenha em 10 anos ou menos o país terá se igualado aos Estados Unidos. Deixar as guloseimas para o final de semana, aumentar o consumo de frutas e verduras, retirar os refrigerantes e sucos de caixas adoçados do cardápio e se exercitar mais são estratégias infalíveis. Neste final de semana ao invés de assistir à TV durante todo o dia, que tal dar uma volta no parque? Pode ser sozinho, com amigos, com crianças...

Estudos: Europa - "Health at a Glance: Europe 2010"Brasíl - POF - IBGE, 2010

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.