Planejando para o final do ano

Todo ano muita gente promete que irá se comportar mas acaba abusando durante as confraternizações e festas, como natal e ano novo. Se você é desses que comem demais, bebem demais e gastam demais e depois se arrepende, planeje para que isto não aconteça novamente. Por exemplo, quando for beber, curta realmente o ato. Experimente a bebida prestando atenção a cada gole, sentindo o sabor, o aroma, a textura.

Beba mais devagar e menos. Evite beber e comer enquanto estiver fazendo outras coisas como navegar na internet ou assistir televisão pois acabará ingerindo mais do que gostaria. Lembre-se também que álcool em excesso torna muitas pessoas mal humoradas, deprimidas, irritáveis ou agressivas, ou seja, o contrário do que esperamos das pessoas nas festas de final de ano. Um pouquinho de álcool pode ser bom para ajudar todo mundo a se soltar e relaxar porém muito álcool não é saudável. Lembre também de planejar bem suas refeições durante o dia, consumindo alimentos saudáveis e ricos em fibras, vitaminas e minerais. Não deixe sua salada e suas frutas de lado. Isto evita com que chegue às festas com muita fome. Lembre-se também de incluir sua atividade física favorita na sua vida. Ela o ajudará a gastar calorias evitando o ganho de peso desnecessário. Gaste um tempo pensando também nas suas compras de final de ano. Faça uma lista do que precisa e dos presentes que irá comprar. Evite gastar horas perambulando pelo shopping ou acabará ficando tentado a gastar com itens que nem sabia que "precisava. Se for comprar, pergunte-se como irá pagar por cada item, se realmente precisa do mesmo, se o fará feliz e o impacto que o mesmo terá sobre o meio ambiente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/