Diminua o consumo de gorduras

Uma pesquisa apresentada no encontro anual da Sociedade de Neurociência, mostrou que o consumo crônico de dietas ricas em gordura modifica singnificativamente a química cerebral. Isto acontece pois os alimentos ricos em gordura ativam regiões do cérebro associadas ao prazer e que promovem a compulsão por mais alimentos ricos em gordura.

Os lipídios são importantes na dieta saudável já que lubrificam articulações, protegem os órgãos internos, são precursores de hormônios e de citocinas. Porém, a qualidade da gordura deve ser observada dando-se preferência às monoinsaturadas (presentes no azeite, nas castanhas e no abacate) e às poliinsaturadas do tipo ômega-3 (encontradas nos peixes, na linhaça, no gergelim). Já alimentos ricos em gorduras saturadas, ômega-6 e trans devem ser limitadas afim de quebrar o ciclo engorda-emagrece.

Você já reparou que quando a sua dieta está ruim, com muito bolo, pizza e outros alimentos menos nutritivos, sua vontade de fazer as pazes com as frutas diminui? Por isto, é importante não passar muitas horas sem se alimentar, pois com fome, perde-se o controle e a compulsão aumenta. Para ter uma dieta saudável rica em antioxidantes e fitoquímicos que protegem nosso corpo de obesidade, diabetes, aterosclerose, Parkinson e doenças cardiovasculares é importante ter tempo para se pensar no cardápio da próxima refeição.

Não há necessidade de se mudar tudo de uma só vez mas comece já a diminuir os alimentos industrializados, substituindo-os por outros mais saudáveis. Pense na sua próxima lista de supermercado com carinho, progreme-se para preparar pratos nutritivos e evite encher a despensa com guloseimas ou acabará atacando-as nos momentos de cansaço ou tédio. Ainda falta um mês e meio para 2011. Você pode começar agora, não deixe sua saúde ser mais uma promessa de ano novo!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/