Vitamina D e adiposidade visceral

Crianças deficientes em vitamina D engordam mais facilmente e acumulam mais gordura na região abdominal. Este é o resultado da pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition.

 A vitamina D pode ser produzida em nossa pele porém crianças e adultos que passam o dia inteiro dentro de edifícios ou que usam protetor solar em todo o corpo o tempo todo produzem quantidades muito pequenas, pois a conversão do colesterol na vitamina exige a ativação pelos raios solares. No estudo, 479 crianças entre 5 e 12 anos, da cidade de Bogotá, na Colômbia foram acompanhadas por 30 meses.

Os níveis de vitamina D plasmáticos foram avaliados assim como o peso, a circunferência da cintura e as pregas cutâneas subescapular e tricipital. Foi identificada deficiência de vitamina D em 10% das crianças e níveis insuficientes em 46% delas, sendo que as crianças com os mais baixos níveis de vitamina D ganhavam também peso mais rápido e de forma mais dramática principalmente na região da cintura. É sabido que o acúmulo de gordura na região abdominal aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

Nos Estados Unidos 60% dos adolescentes possuem níveis sanguíneos insuficientes deste nutriente (Olmos, 2004). No Brasil, Arantes e colaboradores (2013) divulgaram estudo no qual grande parte da população possui concentrações plasmáticas de vitamina D abaixo de 20 ng/mL (< 50 nmol/L), principalmente nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por isto, quando a exposição ao sol se torna inviável por motivos como violência urbana ou risco de câncer de pele alternativas como a suplementação devem ser buscadas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!