Mais beneficios do leite materno

São inúmeros os benefícios do aleitamento materno. Apesar de conhecidíssimos agora mais uma notícia: o conteúdo de nitritos e nitratos no leite materno contribui para o desenvolvimento adequado dos sistemas gastrintestinal, imune e cardiovascular. E mais, em artigo publicado no dia 19 de outubro no Breastfeeding Medicine, cientistas mostraram que os níveis destas substâncias varia afim de acomodar as diferentes necessidades dos bebês. 

Nitratos são parte da alimentação normal (veja artigo anterior sobre o suco de beterraba). Quando você ingere vegetais ricos em nitratos as bactérias do trato digestório os convertem em nitritos, substância que auxilia a produção de óxido nítrico. Este mantém a pressão sanguínea normal, combate infecções e dá suporte ao sistema nervoso, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. No estudo observou-se que no colostro (leiteproduzido nos 3 primeiros dias do nascimento) a quantidade de nitrato é maior, compensando a pequena quantidade de bactérias probióticas que colonizam o trato digestório. Quando o número de bactérias aumenta a quantidade de nitrato no leite diminui. Ainda assim a quantidade de nitratos nesta fase é superior àquelas encontradas no leite de vaca e nos leites maternizados (em lata e aprópriados para bebês). Já quando o leite maternizado é contaminado com nitrato ou nitrito demais o bebê pode sofrer com pouca oxigenação (ver síndrome do bebê azul)! Ou seja, amamente pelo menos até os 6 meses de vida, este é o melhor leite para seu filho.

Fonte: 

Norman G. Hord, Janine S. Ghannam, Harsha K. Garg, Pamela D. Berens, Nathan S. Bryan. Nitrate and Nitrite Content of Human, Formula, Bovine, and Soy Milks: Implications for Dietary Nitrite and Nitrate RecommendationsBreastfeeding Medicine, 2010.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.