Queimados severos requerem doses extras de vitamina E

Indivíduos com queimaduras corporais severas rapidamente depletam seus estoques de vitamina E. Esta vitamina é um antioxidante importante e, em estudo conduzido com crianças que tiveram queimaduras de 3o grau em grande parte do corpo, os estoques cairam em uma semana mais do que acontece em indivíduos sem queimaduras em anos! Os estoques não se recuperaram mesmo com suplementação 150% acima das necessidades. Isto ocorre em decorrência do aumento da taxa metabólica o que permite ao corpo lidar com o trauma causado pelas queimaduras, com a perda de pele e com o estresse oxidativo. 

 Agora os pesquisadores querem estudar se a suplementação em doses ainda maiores pode reduzir a morbimortalidade nestes pacientes, a neuropatia, os danos aos nervos e outras complicações associadas às queimaduras. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.