Receitinhas saudáveis

Molho de maçã

O ideal dos mundos seria que todos adorassem saladas, mas bem sei que muita gente, adultos e crianças, tem dificuldade para consumí-las. Uma forma de melhorar isso é adicionando um molho gostoso sobre a mesma. O problema é que alguns destes molhos são muito calóricos, o que contribui para o ganho de peso. Uma receita nutritiva e menos engordativa é a de molho de maçã. Descasque 2 unidades pequenas da fruta e bata no liquidificador ou processador, sem o cabinho nem as sementes. Depois adicione duas colheres de sopa de suco de limão. Uma alternativa é colocar duas pitadas de canela. A mesma tem ótimo potencial antioxidante e alguns estudos mostram um efeito benéfico na redução da glicemia e prevenção do diabetes. Se estes não são o problema da sua família e se as crianças ainda estão implicando com a salada, adicione um pouquinho de açúcar ao molho para quebrar a acidez. Outro benefício deste molho é que não contém gordura ou colesterol, contém cerca de 2 gramas de fibras, 14 mg de cálcio e 0,3 mg de ferro por porção (metade da quantidade feita).

PS: você também pode deixar a receita mais consistente e servir como sobremesa!

Quinoa de arco-íris

Proteínas são fundamentais para o crescimento, reparo dos tecidos e para um sistema imune saudável. Um alimento rico em fibras e proteínas mas ainda pouco consumido pelo brasileiro é a quinoa, cereal andino livre de glúten, fonte também de ferro e zinco. A preparação do prato leva cerca de 20 minutos e requer:

  • 1½ xícara de água ou caldo de galinha
  • 1 xícara de quinoa (lave os grãos e descarte a água)
  • 1 pitada de sal
  • ½ colher de chá de pimenta do reino
  • 1 xícara de vegetais picados variados, como ervilhas, cenoura, brócolis, milho...
  1. Coloque a água ou o caldo de galinha em uma panela média, adicione a quinoa, o sal e a pimenta.
  2. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que a água tenha evaporado ou que a quinoa esteja macia. Isto deve levar cerca de 15 minutos. Remova a tampa.
  3. Adicione os vegetais pré-cozidos e deixe esquentar. Sirva imediatamente. 
  • Esta receita serve 4 pessoas e fornece 180 kcal por porção, 0g de colesterol e 5 gramas de fibras. O prato pode ser armazenado por até 5 dias em geladeira. 
  • Se não tiver quinoa em casa substitua-a por arroz integral ou cuscuz.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!