Vitaminas do complexo B reduzem degeneração cerebral

Vitaminas do complexo B tais quais ácido fólico, vitaminas B6 e B12 controla os níveis de homocisteína no sangue. Na deficiência vitamínica os níveis do aminoácido aumenta e isto está associado a maior risco de doença de Alzheimer. Estudo realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, testou em 168 voluntários com idade superior a 70 anos e com problemas leves de memória até que ponto a suplementação de vitaminas do complexo B seria eficiente  na proteção do sistema nervoso.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que fizeram uso das vitaminas B9, B6 e B12 tiveram um encolhimento cerebral de 0,76% ao ano. Já o grupo não suplementado teve encolhimentos maiores de, em média, 1,08% ao ano. Ainda restam outras etapas do estudo com avaliações sobre o efeito das vitaminas na memória porém confia-se que a suplementação seja uma forma barata de retardar o progresso da doença de Alzheimer. É importante lembrar que os tipos e dosagens de suplementos devem ser indicados por seu nutricionista.

Fonte: A. David Smith, Stephen M. Smith, Celeste A. de Jager, Philippa Whitbread, Carole Johnston, Grzegorz Agacinski, Abderrahim Oulhaj, Kevin M. Bradley, Robin Jacoby, Helga Refsum, Ashley I. Bush. Homocysteine-Lowering by B Vitamins Slows the Rate of Accelerated Brain Atrophy in Mild Cognitive Impairment: A Randomized Controlled TrialPLoS ONE, 2010; 5 (9): e12244. 

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!