Emagrecimento severo no câncer não poupa o coração

A caquexia -  condição caracterizada por dramática perda de peso e massa muscular, fadiga, fraqueza e anemia - reduz o funcionamento e modifica a estrutura do músculo cardíaco em ratos com câncer de cólon. A caquexia é responsável por algo entre 1/5 e 1/3 das mortes em indivíduos em tratamento do câncer porém alguns aspectos da condição continuam pouco entendidos. No estudo em questão foram demonstrados danos musculares nas fibras cardíacas dos animais caquéticos e mudanças mitocondriais.

As mitocôndrias são as usinas de força da célula, capazes de converter compostos carbônicos dos alimentos que consumimos em energia (ATP) e, nos tecidos cardíacos estudados, as mesmas encontravam-se em péssimas condições. Além disso, examinando-se a função dos genes no músculo cardíaco foi observado que as proteínas associadas com a geração de força foram convetidas da forma adulta (MHCα) para a forma fetal (MHCβ) nos ratos caquéticos, fenômeno ligado à falhas cardíacas. Outros estudos são necessários afim de testar drogas e suplementos que não só previnam a caquexia mas também as falência do músculo cardíaco. De qualquer forma, fica claro que o acompanhamento nutricional é importantíssimo afim de prevenir o emagrecimento, a perda de massa muscular severas, a parada cardíaca e também afim de tratar eventuais disfunções mitocondriais

.Para saber mais: Min Tian, Yoshinori Nishijima, Michelle L. Asp, Michael B. Stout, Peter J. Reiser, Martha A. Belury. Cardiac alterations in cancer-induced cachexia in miceInternational Journal of Oncology, 2010; 37 (2).

Imagem: http://www.nature.com/news/2010/100819/images/news.2010.419.cancer.jpg

Se precisar de acompanhamento durante o seu tratamento entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In