Adolescentes que dormem menos comem mais

Estudo publicado no dia 01/09/2010 no periódico Sleep mostrou que os adolescentes que dormem menos que 8 horas por noite consomem porções maiores de alimentos ricos em gorduras e açúcares, como salgadinhos, doces, biscoitos recheados, cookies... A preocupação é que este hábito aumente o percentual de jovens adultos com obesidade. A pesquisa mostrou na verdade o que muita gente, adolescente ou não - já que adultos também apresentam tais hábitos, fazem quando passa muitas horas à frente da TV ou do computador à noite. Outro probleminha é que quanto mais tempo passar com as luzes ligadas, ou de frente para a luminosidade do computador ou da TV, menos melatonina será produzida e provavelmente maior será a inflamação e a resistência à insulina, o que aumenta o risco de doenças como diabetes e dislipidemias.
Artigo: WEISS, A. et al. The association of sleep duration with adolescent´s fat and carbohydrate consumption. Sleep, v. 33, n. 9, p. 1201-1209. 2010. Disponível em: http://www.journalsleep.org/ViewAbstract.aspx?pid=27900
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.