Dicas para corredores

A alimentação é fundamental para um bom desempenho nos esportes. Lesões nos calcanhares, nos ligamentos dos joelhos ou nos quadris são comuns em maratonistas, principalmente nos inexperientes. Tais lesões resultam do overtraining (treinamento excessivo associado à má alimentação ou deficiência de nutrientes e pouco descanso). Afim de prevenir lesões musculares, tendinosas, dores e abandono dos treinos ou competições comece a prestar atenção na sua alimentação. Toda vez que o número de calorias consumidas é insuficiente para o atleta, o músculo começa a ser queimado o que aumenta o risco de lesões e outros problemas de saúde. Evite dietas com baixo conteúdo de carboidratos.

Geralmente corredores tem uma dieta com cerca de 30 a 45 calorias por quilo de peso. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg deveria consumir 60 x 30 (1.800kcal) até 60 x 45 (2.700kcal). Cerca de 65% deste total calórico deve ser proveniente dos carboidratos. Um nutricionista será capaz de calcular com mais precisão sua necessidade dependendo do volume e da intensidade dos treinos. e intensidade. Se você é um corredor lembre-se de fazer lanchinhos a cada duas horas. O último lanche antes do treino deve conter fontes de carboidratos como bananas e maçãs. A hidratação também é muito importante. O atleta não deve estar nem desidratado nem superhidratado, principalmente afim de evitar a hiponatremia

Lembre-se de usar roupas que deixem o suor evaporar e que sejam confortáveis. 

Não esqueça de dormir pelo menos 8 horas por noite. Alguns corredores precisaram de mais horas. Se estiver com dificuldades para pegar no sono evite correr à noite e de se agitar muito com televisão ou músicas altas. Durante o sono os músculos são reparados e energia é estocada para as próximas sessões de exercício. Se dormir pouco ficará exausto e sem energia. Caso esteja tendo tendo muitos problemas para dormir convesrse com o seu nutricionista sobre o uso do GABA ou da taurina. O GABA ajuda a nutrir o cérebro e é essencial à saúde do órgão além de ser um tranquilizante natural como a taurina. A melatonina também promove o relaxamento e o sono mas só pode ser prescrita por médicos. 

Escrevo mensalmente para a revista especializada em corridas contra relógios. Você pode conferir vários artigos dos meses passados clicando aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!