Cuidar do intestino também é importante para indivíduos com HIV

Um novo estudo está avaliando o papel dos probióticos no aumento da contagem de células CD4 em indivíduos infectados pelo virus HIV. Os pacientes selecionados farão ingestão de cápsulas contendo 2 bilhões de células de Bacillus coagulans também conhecido como GanedenBC30 por 3 meses. Estudos na África demonstraram que o uso de iogurtes com probióticos aumentava as células do sistema imune CD4 em indivíduos infectados por HIV.

Contudo, tais pesquisas deixaram algumas perguntas sem respostas por isto o uso agora de cápsulas com cepas específicas. A hipótese dos cientistas americanos da AHF é que o consumo do probiótico reduzirá a passagem de bactérias prejudiciais e inflamatórias para a corrente sanguínea. Estas bactérias patogênicas acelerariam a destruição das moléculas CD4, o que enfraquece o sistema imune e abre espaço para as infecções oportunistas. Já as bactérias probióticas não produzem as toxinas das anteriores e ainda expulsam as cepas ruins à saúde.

Para saber mais sobre probióticos clique aqui

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags