Coma menos carboidratos e proteja seu coração

Os carboidratos são essenciais para o funcionamento do cérebro, coração, rins e outros tecidos. Porém o exagero, principalmente na forma de carboidratos simples vindos de biscoitos, bolos, pães, pizza, arroz branco, cereais matinais, açúcares e doces em geral acaba sendo prejudicial à saúde. Em um novo estudo, pesquisadores demonstraram que dietas com menos carboidratos não só facilitam a perda de peso como também melhoram a saúde do coração. Uma das explicações é que muito destes carboidratos, em excesso na dieta acabam virando triglicerídeos, que são transportados pelo LDL-c, lipoproteína vulgarmente conhecida como 'colesterol ruim'. Por isto, o equilíbrio entre proteínas magras, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas é fundamental. Você não precisa abolir os carboidratos de sua vida mas estes devem vir principalmente das frutas e verduras. O restante deve ser complementado com cereais integrais.

Referência: Foster, G.D.;  Wyatt, H.R.; Hill, J.O. et al. "Weight and Metabolic Outcomes After 2 Years on a Low-Carbohydrate Versus Low-Fat Diet - A Randomized Trial". Annals of Internal MedicineAugust 3, 2010 vol. 153 no. 3 147-157

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!