Vitamina E na prevenção do Alzheimer

De acordo com estudo apresentado este mês níveis adequados de vitamina E plasmáticos parecem ser importantes na redução do risco de Alzheimer.  A vitamina E é um composto antioxidante porém a suplementação deve ser muito cautelosa pois após seu uso a mesma pode comportar-se como um pró-oxidante aumentando a lesão nas células e até a mortalidade. Por isto, o ideal é consumir a vitamina na forma de alimentos que contém também outros compostos protetores. Fontes incluem o abacate, as castanhas, colorau (urucum) e o azeite. Mas não esqueça de consumir frutas e vegetais ricos em vitamina C nos outros horários afim de reduzir a quantidade de vitamina E oxidada (prejudical) no organismo.

Fonte: Francesca Mangialasche, Miia Kivipelto, Patrizia Mecocci, Debora Rizzuto, Katie Palmer, Bengt Winblad, Laura Fratiglioni.

High plasma levels of vitamin E forms and reduced Alzheimer's disease risk in advanced ageJournal of Alzheimer's Disease, 2010.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/