Resveratrol protege a retina

O resveratrol - encontrado, por exemplo, no vinho tinto, uvas, mirtilo, amendoins - pode contribuir para a prevenção de doenças como a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada ao envelhecimento. Outra surpresa é que o resveratrol bloqueia a angiogênese (formação de novas veias, que desempenham um papel importante no desenvolvimento de certos tipos de câncer e aterosclerose. Em estudo publicado no  American Journal of Pathology, o resveratrol foi utilizado no tratamento de camundongos que tiveram a retina danificada pelo tratamento a lazer. Com o uso do composto as anormalidades começaram a desaparecer. Estudos em seres humanos são necessários mas o resveratrol realmente parece ser interessante neste sentido, inclusive na retinopatia que ocorre em bebês prematuros.

Para saber mais: Khan AA, Dace DS, Ryazanov AG, Kelly J, Apte RS. Resveratrol regulates pathologic angiogenesis by a eukaryotic elongation factor-2 kinase-regulated pathway, American Journal of Pathology, vol. 177, pp. 481-492. July, 2010. DOI:10.2353/ajpath.2010.090836

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.