Suplementar vitamina D na gestação pode prevenir o autismo?

Como a deficiência de vitamina D pode causar distúrbios do espectro autista, uma doença com forte ligação genética? Esta é a pergunta do Dr. Dennis Kinney, cientista de Harvard.

O pesquisador voltou a sua atenção à vitamina  D, já que a mesma é um dos nutrientes que regulam a expressão de genes e que protegem o genoma. Caso a teoria dele e de outros colegas se confirme, a suplementação de vitamina D passará a ser tão importante na gestação quanto a de ácido fólico.

Artigos científicos sobre o assunto:

1. Glaser G. What If Vitamin D Deficiency Is a Cause of Autism? Sci Amer April 24, 2009.

2. Kinney DK, Barch DH, Chayka B, Napoleon S, Munir KM. Environmental risk factors for autism: do they help cause de novo genetic mutations that contribute to the disorder? Med Hypotheses 2010;74:102-6.

3. Eyles DW. Vitamin D and Autism, Does skin colour modify risk? Acta Paediatr 2010 Mar 8.

4. Cannell JJ. On the Aetiology of Autism. Acta Paediatrica.  May 2010

5. Cannell JJ. Autism and Vitamin D.  Med Hypotheses 2008;70(4):750-9. Epub 2007 Oct 24.

6. Fernell E., et al. Serum levels of 25-hydroxyvitamin D in mothers of Swedish and of Somali origin who have children with and without autismActa Paediatr.  2010 May;99(5):645-7.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.