Troque o arroz branco pelo integral

Estudo de Harvard mostrou que o consumo de 5 ou mais porções de arroz branco por semana aumenta o risco de diabetes enquanto a substituição do alimento por pelo menos 2 porções de arroz integral diminui o risco desta doença em 16%. A pesquisa foi publicada no Archives of Internal Medicine, mostrando os dados do acompanhamento por 22 anos de profissionais de saúde. 

Após a análise dos material que incluía questões sobre dieta, estilo de vida e condições de saúde de 157.463 mulheres e 39.765 homens, foram documentados 5.500 casos de diabetes durante o período do estudo. Segundo os autores da pesquisa, a doença foi mais comum naqueles que consumiam arroz branco, que fumavam e que tinham história familiar de diabetes. Já o consumo de arroz integral mostrou-se benéfico reduzindo o risco da doença independentemente de outros fatores.

O arroz integral é fonte de fibras que retardam a absorção dos açúcares e que mantém a saúde do intestino. Também é fonte de vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e orizanol, este último um potente antioxidante. Mas lembre-se: para benefícios adicionais não podemos esquecer de outras fontes de fibras como frutas, verduras e outros grãos integrais que são fundamentais para o controle da fome, do peso, para a redução da absorção do colesterol.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags