Varie mais as frutas e verduras

Você consome frutas diariamente mas é sempre banana, banana, banana? Pois trate de variar mais o cardápio. Cada fruta contém fitonutrientes diferentes e uma maior variedade é capaz de prevenir doenças como câncer, osteoporose, alzheimer e diabetes. Laranja, cenoura, uva, alho, tomate, morango, amora, pimentas, brócolis, melancia, goiaba, mirtilo, açaí, romã... Estes são exemplos de alimentos ricos em compostos benéficos,  pigmentos que tornam os alimentos coloridos e que em nosso corpo fazem um bem enorme. Os nomes podem ser difíceis de decorar mas aparecerão cada vez mais na mídia e na boca dos profissionais de saúde. Vamos começar a nos familiarizar?

  • Beta-caroteno - encontrado em alimentos alaranjados e amarelados como cenoura, manga, mamão, abóbora, batata-doce.
  • Outros carotenóides:
    • Beta-criptoxantina - presente na laranja, tangerina, pêssego, limão, lima, mamão papaia, abacaxi e nectarina, assim como nos sucos destas frutas 
    • Zeaxantina - milho verde, mostarda, ervilha, vagem, pimentão verde e amarelo, pepino, kiwi e abacate, espinafre
    • Luteína - espinafre, couve-flor, ervilha brócolis, laranja, mamão, pêssego, kiwi, gema de ovo
    • Ácido elágico - nozes, framboesa, morango, romã
    • Isotiocianatos - mostarda, brócolis, couve.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!