Açúcar aumenta risco de doenças cardíacas

O consumo de açúcar, em preparações como café, suco, bolos, biscoitos aumenta os triglicerídeos plasmáticos e diminui o "colesterol bom" (HDL).  Nos estados unidos a quantidade de açúcar consumido em todas as preparações chega, em média, a 21 colheres de sopa ao dia, o equivalente a 359 calorias. Este consumo excessivo aumenta o risco de doenças cardíacas em 300% quando comparado às pessoas que consomem pouquíssimo açúcar. O consumo máximo de açúcar ao dia não deve ultrapassar 10% das calorias totais. Ou seja, se você consome 2.000 kcal ao dia, 200 kcal podem vir do açúcar o que significa 50 gramas ao dia ou 5 colheres de sopa de açúcar. Por isto evite sair colocando açúcar em tudo o que bebe, ou pelo menos diminua a quantidade. Evite também alimentos doces, como bolos, tortas, chocolates, sorvetes...

Para saber mais: J. A. Welsh, A. Sharma, J. L. Abramson, V. Vaccarino, C. Gillespie, M. B. Vos. 

Caloric Sweetener Consumption and Dyslipidemia Among US AdultsJAMA: The Journal of the American Medical Association, 2010; 303 (15): 1490.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!